Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Ano de 2010


Mais um ano está acabando. Mas esse, em especial, está sendo bem difícil pra mim. Eu olho pro dia 1º de janeiro e vejo que já sabia o quanto ele me faria sofrer. Hoje, pensando e analisando tudo, compreendo que consegui aprender muita coisa. Pelo menos a como não errar mais, ou ainda, como errar menos. Como errar menos com o meu filho, com os meus amigos, com as minhas escolhas.
Compreendi coisas que levei a minha vida toda sem entender. Como, por exemplo, a diferença de colégios bons (fortes) e os fracos. O porque de tanta gente reprovar nos colégios "fracos" e o grande número de pessoas que conseguem enfrentar melhor os desafios quando estudam em colégios "fortes". Consegui entender e aceitar quando algo foge do nosso controle e não acontece como a gente queria que acontecesse. 
Mas aceitar e entender tudo isso foi muito traumático e doloroso. Fui posta a prova diversas vezes e de diversas formas nesse ano. Estive só na maioria das vezes. Até porque não teria como absorver tudo se não estivesse só. E isso, de forma voluntária. Pra quem me conhece, sabe bem como o isolamento me faz mal.
Resumindo, ou pelo menos tentando, fecho o ano com o pensamento de Poliana (um livro infantil que li na infância): tudo tem o seu lado bom. E é com essa frase que termino e enterro o ano de 2010. Que venha 2011, repleto de bons momentos para serem recordados!!!

2 comentários:

  1. Pelo que entendi nosso ano foi semelhante: obstáculos, desafios, isolamento e superação. A parte "mágica" do aprender é que, mesmo em níveis semelhantes, nossos problemas sempre serão únicos. Tudo tem seu lado bom, assim como tudo tem seu lado ruim. Toda qualidade é igual ao seu defeito equivalente, o que varia é o cenário - a situação (persistente - cabeça-dura, empático - sensível...).
    Ano passado foi um ano realmente complicado para mim - expulso de casa, faculdade trancada, desemprego - e olhei para 2010 com olhos de esperança, verdes como esmeralda... Se aprendi a não cometer erros foi a não superestimar o novo: Ele é apenas o novo e, às vezes, é "de novo".
    Importante é contruir seu caminho, mesmo que árduo, serão seus frutos a serem colhidos.

    ResponderExcluir
  2. É !Night... O ano foi bem difícil pra muita gente. O seu post só me mostra como a maioria das pessoas que eu conheço penaram nesse ano. Mas ele está acabando!!! E vamos acreditar que o próximo será MARAVILHOSO!!! Um anos cheio de postagens legais, de muito trabalho e sucesso!!! bjs

    ResponderExcluir