Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de junho de 2010

Dia dos Namorados



A história do Dia dos Namorados - e seu padroeiro - está envolta em mistério. Mas nós sabemos que fevereiro tem sido um mês de romance. Dia dos Namorados, tal como a conhecemos hoje, contém vestígios de ambos os cristãos e antiga tradição romana. Então, quem era Saint Valentine e como ele se tornou associado a este antigo rito? Hoje, a Igreja Católica reconhece ao menos três diferentes santos chamados Valentine ou Valentinus, todos os quais foram martirizados.

Uma lenda afirma que Valentim era um sacerdote que serviu durante o terceiro século em Roma. Quando o imperador Claudius II decidiu que os homens solteiros eram melhores soldados do que aqueles com esposas e famílias, que baniu o casamento para homens jovens - seus soldados em potencial. Valentine, percebendo a injustiça do decreto, desafiou Claudius e continuou a realizar casamentos de jovens amantes em segredo. Quando as ações de Valentine foram descobertas, Claudius ordenou que ele fosse condenado à morte.

Outras histórias sugerem que Valentine pode ter sido morto por tentar ajudar os Cristãos a escaparem das prisões romanas, onde eram muitas vezes espancados e torturados.

De acordo com uma lenda, Valentine na verdade enviou o primeiro "valentine" saudação a si mesmo. Enquanto estava na prisão, acredita-se que Valentim apaixonou-se por uma jovem - que pode ter sido a filha de seu carcereiro - que o visitou durante seu confinamento. Antes de sua morte, é alegado que ele escreveu uma carta para ela, que assinou "From your Valentine", expressão que ainda está em uso hoje. Embora a verdade por trás das lendas de Valentine é obscura, as histórias certamente enfatizam o santo como simpático, heróico e, mais importante, figura romântica. Não é nenhuma surpresa que na Idade Média, Valentim foi um dos santos mais populares na Inglaterra e na França.

Enquanto alguns acreditam que o Dia dos Namorados é comemorado em meados de fevereiro, para comemorar o aniversário da morte de São Valentim ou enterro - o que provavelmente ocorreu por volta de 270 dC - outros dizem que a Igreja deve ter decidido celebrar a festa de São Valentim, em meados de fevereiro, em um esforço para "cristianizar" as celebrações da festa pagã Lupercalia. Na Roma antiga, fevereiro era oficialmente o início da Primavera e era considerado um tempo de purificação. Casas foram ritualmente limpas varrendo-os e, em seguida, polvilhando sal e um tipo de trigo pelos seus interiores. Lupercalia, que começou no idos de fevereiro, 15 de fevereiro, foi um festival da fertilidade, dedicado a Fauno, o deus romano da agricultura, bem como aos fundadores, Rómulo e Remo.

Para iniciar o festival, membros do Luperci, uma ordem de sacerdotes romanos, se encontravam em uma caverna sagrada onde as crianças Rômulo e Remo, fundadores de Roma, acreditava-se que foram atendidos por uma loba ou lupa. Os sacerdotes então sacrificavam uma cabra, para a fertilidade, e um cachorro, para purificação. Os rapazes então cortam o couro da cabra em tiras, mergulhou-os no sangue sacrificial e saem às ruas, batendo suavemente nas mulheres e nos campos de cultivo, com as tiras goathide. Longe de ser amedrontador, as mulheres romanas vinham ser tocadas com as peles, porque acreditava-se que as tirastornaríam-nas mais férteis no próximo ano.
No mesmo dia á noite, segundo a lenda, todas as mulheres jovens na cidade colocariam seus nomes em uma grande urna. Os solteiros da cidade escolhem um nome da urna e se encontram por ano com sua mulher escolhida. Estes jogos muitas vezes, acabou em casamento. Papa Gelásio declarou 14 de fevereiro Dia de São Valentim em torno de 498 dC, e todo o ritual romano, incluindo o "sorteio" de casais foi então proclamada anti-cristã e fora da lei.
Mais tarde, durante a Idade Média, na França e na Inglaterra se acreditava que foi 14 de fevereiro o início da temporada de acasalamento dos pássaros, que acrescentou que a idéia de que o meio de fevereiro - Dia dos Namorados - deve ser um dia para o romance. O mais antigo em existência valentine hoje foi um poema escrito por Charles, duque de Orleans à sua esposa enquanto ele estava preso na Torre de Londres após sua captura na Batalha de Azincourt. A saudação, que foi escrito em 1415, faz parte da coleção de manuscritos da Biblioteca Britânica, em Londres, Inglaterra. Vários anos depois, acredita-se que o rei Henry V contratou um escritor chamado John Lydgate para compor uma nota Valentine para Catherine de Valois.

Na Grã-Bretanha, Dia dos Namorados começou a ser popularmente comemorado por volta do século XVII. Em meados do século XVIII, era comum para amigos e amantes de todas as classes sociais trocarem pequenos presentes e notas manuscritas. Até o final do século, os cartões impressos começaram a substituir as cartas devido a melhorias na tecnologia de impressão. cartões pré-fabricados eram uma maneira fácil para as pessoas expressarem as suas emoções em um momento em que a expressão direta dos sentimentos foi desestimulado. tarifas postais mais baratas também contribuíram para um aumento na popularidade de enviar saudações Dia dos Namorados. Os americanos provavelmente iniciaram sua troca de cartões feitos à mão no início de 1700. Em 1840, Esther A. Howland começou a vender os primeiros cartões produzidos em massa nos Estados Unidos.



De acordo com o Greeting Card Association, cerca de um bilhão de cartões de Valentine são enviadas a cada ano, tornando o Dia dos Namorados férias segunda maior cartão-envio do ano. (Cerca de 2,6 bilhão de cartões são enviados para o Natal.) Aproximadamente 85 por cento de todos os cartões sejam comprados por mulheres. Além dos Estados Unidos, Dia dos Namorados é comemorado no Canadá, México, Reino Unido, França e Austrália.

Saudações Valentine eram populares tanto para trás como a Idade Média (escrito Valentine's não começam a aparecer depois de 1400), eo mais velho cartão de Valentine é conhecido em exposição no Museu Britânico. Dia dos Namorados primeiro comercial de cartões de felicitação produzidos em os E.U. foram criados em 1840 por Esther A. Howland. Howland, conhecida como a Mãe do Valentine, fez criações elaboradas com renda real, fitas e fotos coloridas conhecidas como "sucata".

Cartões feitos por ela







 
 
No Brasil
 
A data provavelmente surgiu no comercio paulista quando o publicitario João Dorio trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes e depois foi assumida por todo o comercio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentin, equivalente nos paises do hemisfério norte, para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser vespera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido suas pregações a respeito da importância da união familiar que era combatida pela heresia da época chamada Catarismo. O casamento - em queda na Idade Média - gerava filhos que a seita catara condenava pois para esta o mundo era intrinsecamente mau pois, ao inves de ter sido criado por um Deus bom, teria sido criado por um Deus mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário