Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O vampiro Armand

Fevereiro de 2010

O vampiro Armand. Ah Armand, Amadeo, Andrei... Como não se encantar por você?

Jovem de estrema beleza eternizado na aparecia de um anjo de Botticelli, Sua historia se inicia em Kiev Rus, no auge de sua infância. Demonstrando ser dotado de fantástico talento para as artes Andrei, é capturado como escravo e vendido para vários senhores até que chega as mão do misterioso Marius, senhor de um Pallazo em Veneza. Ele é um vampiro milenar que guarda vários segredos e vive entre os mortais como um misterioso pintor.
Marius o adota como mais um de seus filhos e lhe ensina as artes da leitura, da dança e a arte de pintar. Assim, Armand (que na época se chama Amadeo, nome dado por seu mestre e que significa "amado por Deus") se vê em um novo mundo de luxo, riqueza, sensualidade e sangue. Vários mistérios cercam seu senhor e esses mistérios o atraem mais, confundindo sua cabeça, muitas vezes demonstrando forte personalidade só para chamar atenção de seu mestre Marius, com quem mantêm uma relação homossexual. Aliás, esse tema é muito bem trabalhado no livro pela Anne Rice.
A história muda de rumo quando, num certo momento, Armand está prestes a morrer (através de um envenamento, quando estava lutando com espada com um de seus inúmeros apaixonados). Ele é salvo por Marius através do sangue mágico, o transformando em vampiro e o renascendo para a noite. Ao longo do livro, muitos outros personagens entram em sua vida, até que a separação entre o Armand e seu mestre é tragicamente ocorrida devido ao fogo. Acreditando que Marius esta morto, é obrigado a se envolver e liderar um grupo de vampiros fanáticos da Seita de Satã, mesmo não acreditando em nada daquilo. Após séculos, tornar-se o líder do teatro dos vampiros Armand, que lhe é dado pelo misteriosos e jovem vampiro Lestat. Depois de muitos anos e séculos de solidão e decepção, depara-se com dois mortais pelos quais se apaixona perdidamente: Sybelli e Benji.
Pode se dizer que este livro foi um dos mais sensuais escristos por Anne Rice. Muitos de seus leitores torcem para que as aventuras da vida de Armand não parem por ai, pois este depois de Lestat é um dos mais queridos e sensuais personagens e vale lembrar que Armand tem a aparência de um jovem de 17 anos.

Na minha visão, Armand é um dos melhores livros que ela escreveu. A história é fascinante. E confesso que me choquei, não tem como não se chocar com a homossexualidade explícita do livro. Porém, depois que se deixa levar por ela, se apaixona pela longa, comovente e sofredora história de Amadeu (eu prefiro-o assim, uma vez que com esse nome ele foi feliz). O seu amor por Marius e o amor de Marius por ele é algo singelo e puro, o que me chamou a atenção. Ele é forte, mas não perde a pureza do menino que foi sequestrado. Um livro que se leva na memória.

Um comentário:

  1. Sou apaixonada pela diva Anne Rice, por seus personagens e por suas hipnotizantes histórias. A sensação ao ler cada um de seus livros é a de que estamos dentro do livro, vivenciando tudo ao lado dos seu deliciosos e marcantes personagens.

    ResponderExcluir